terça-feira, 17 de abril de 2012

Bullying

Bom mocinhas, hoje vou falar sobre o Bullying, sei que é um assunto meio clichê mas muita gente precisa mesmo ouvir sobre isso. O bullying é geralmente praticado por pessoas traumatizadas, sem personalidade própria, com baixa auto estima.. Os praticantes fingem que nada no mundo pode atingi-los quando, na verdade, qualquer coisinha abala suas estruturas. O fato de eles se sentirem superior à todos é como uma "barreira" de defesa pra que as pessoas não os provoquem, irritem, machuquem. Eu não estudo sobre isso, então se eu tiver falando abobrinha, me corrijam ok? Enfim, algumas pessoas sabem como se defender disso, mas outras não. O bullying tem tantas classificações e vai desde uma brincadeirinha até agressões físicas e verbais. É mais comum nas escolas e os alvos geralmente são pessoas tímidas, quietas, inteligentes.. Mas e se você sofrer bullying? Bom, primeiramente você não pode se mostrar abalado, porque se você mostrar que se importa com as brincadeiras, elas vão ficar piores a cada dia. Avise seus pais, ou até mesmo o diretor da escola, se o caso não for grave só avise, diga pra eles não tomarem nenhuma atitude por enquanto porque se ocorrer dentro da escola e você pedir pra que o diretor tome alguma providência enquanto são apenas brincadeirinhas bobas, é provável que elas fiquem piores. Se o caso for de agressão, avise imediatamente (e sem medo) seus responsáveis, o diretor e coordenador (se ocorrer na escola) e depois disso deixe que os seus pais resolvam. Você precisa se auto-defender. É difícil, eu sei, principalmente quando você não tem segurança, não tem confiança em si mesmo, mas é necessário. Avise seus pais logo que as "zoações" começarem, eles são as pessoas que mais irão te ajudar a superar essa fase ruim. Na internet existem alguns sites para apoio, e vocês também podem contar comigo, eu vou estar sempre aqui pro que qualquer um de vocês precisar. Não deixe ninguém fazer com que você se sinta mal, você não merece isso. O bullying é apenas uma fase, e vai passar, como todas as outras passam, tudo passa. E se você presenciou algum caso, denuncie! É realmente muito importante que vocês façam isso. Pode não parecer uma coisa séria, mas o bullying já tirou vidas. E você, que está vivenciando tudo isso, eu sei como é difícil, mas o meu melhor conselho é que você conte com seus pais, procure um psicólogo pra te ouvir e até mesmo pra que isso não se torne um fardo que você carrega pela vida toda e não se mostre abalar. Se esconder dentro do quarto, não sair de casa, criar uma toca e viver lá dentro, só vai fazer com que você se sinta pior. Você precisa de luz interior e essa luz existe, basta você lutar pra alcançar seu objetivo! Ninguém é melhor que ninguém e você não precisa se sentir inferior, porque você é igual. Pode ter certeza, que se alguém te critica, é porque queria ter alguma coisa que você tem.

Meu filho sofre bullying, o que fazer?
Um recado para as mamães e papais agora. Eu não tenho filhos, mas tenho uma irmã mais nova e se ela sofresse bullying a minha vontade seria arrancar a cabeça de um por um que disse coisas ruins pra ela. Mas nós precisamos nos controlar! O que está ao seu alcance, pelo menos agora, é procurar uma ajuda pra sua filhota ou pro seu filhão, porque eles precisam de alguém do lado deles, alguém pra ouvi-los, eu sei que vocês ouvem eles e permanecem de seus lados, mas talvez eles precisem de uma ajuda mais profissional, entende? Tem coisas que nós carregamos pro resto da vida e o dia que essas coisas explodem, causam uma depressão profunda. Para que seus filhos não carreguem essa fase pro resto da vida eles precisam exercitar a mente em relação a isso e um profissional é perfeito pra essa situação. Independente do que acontecer, fique do lado do seu filho, ele vai ser obrigado a amadurecer demais pra suportar toda essa pressão e a presença constante dos pais é essencial. Pai, isso não é o fim do mundo, isso tudo vai passar e quando passar seu filho vai superar aos poucos. Você precisa estar sempre presente e se as brincadeiras ficarem frequentes, se os fatos começarem a machucar demais o seu filho, tome uma atitude, já! Não é impossível acabar com o bullying!


Escrevi tudo por cima, porque não estudei isso. Dei à vocês minha opinião, o que eu, pessoalmente, faria e o que li em alguns lugares até hoje. Eu espero que tenha ajudado! Beijoca, até mais.

0 comentários:

Postar um comentário